DIA DA SAÚDE OCULAR: HOSPITAL DO OLHO DE DUQUE DE CAXIAS SEGUE COMO REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS OCULARES

O Dia da Saúde Ocular é celebrado no dia 10 de julho com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão. No Brasil, as principais doenças oculares acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são: erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade).
Com o objetivo de atender a grande demanda de pessoas na espera por atendimento e cirurgias oftalmológicas no município, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, em dezembro de 2017, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, localizado no bairro Dr. Laureano, primeiro distrito do município.
Referência no Estado, o Hospital do Olho de Duque de Caxias é a primeira unidade municipal especializada em Oftalmologia com atendimento inteiramente gratuito da Baixada Fluminense. Desde sua inauguração, a unidade contabiliza quase 8 milhões de atendimentos, 4,6 milhões de exames e 1,8 milhões consultas realizadas. O hospital também se destaca pelo alto número de procedimentos: mais de 190 mil cirurgias de catarata, 800 transplantes de córnea e mais de mil cirurgias de estrabismo. No Hospital do Olho em Duque de Caxias, não só os moradores do município são beneficiados, como de municípios vizinhos, sendo reconhecido pela excelência no atendimento e serviços que realiza.
Diretor do hospital desde a sua fundação, há sete anos, Dr. Daniel Puertas falou da importância de reforçar com a população os cuidados relacionados à visão e também o avanço conquistado nessa área através dos serviços oferecidos na unidade.
“O Dia da Saúde Ocular é muito importante para que possamos rever nossos cuidados com relação a visão. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. Na oftalmologia não é diferente. Existem doenças que, quando diagnosticadas de forma precoce, são tratadas e não deixam sequelas. Infelizmente, o contrário também acontece, com doenças tratadas tardiamente e que deixam sequelas. Como diretor dessa unidade, que é referência para todo o Estado, sou testemunha de como um aparelho público desse porte, pode fazer a diferença na saúde ocular da população”, destacou o diretor geral Daniel Puertas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados com prevenção ou tratamento e, de acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil, sendo que grande parte destas deficiências também poderiam ter sido evitadas.
A prevenção é fundamental para manter a saúde dos olhos, por isso é importante estar atento a algumas dicas:
- Realizar exames regulares: Consultas periódicas com um oftalmologista podem detectar precocemente problemas oculares e permitir o tratamento adequado;
- Adotar uma alimentação saudável: Consumir alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, como frutas, vegetais e peixes, contribui para a saúde dos olhos;
- Proteger os olhos: Usar óculos de sol com proteção UV, óculos de segurança em atividades de risco e evitar exposição prolongada a telas de computadores e celulares;
- Evitar o tabagismo: O cigarro está associado a várias doenças oculares, incluindo catarata e degeneração macular.
O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito funciona de segunda a domingo e não atende emergências. O endereço é Praça do Laureano, 1.135, bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias- RJ.